sábado, 30 de abril de 2011

Silêncio... (O Perfume)...

... ausência de som... de palavras...

Sinto um estranho silêncio dentro de mim... Regressei às lides musicais e ao pegar num instrumento, não consigo compor... Não sai nada... Nada me inspira... e sinto que tudo já foi feito... Afinal a história das musas é real... Falta-me algo que me inspire...

Apercebi-me disso agora no caminho para casa... Senti um cheiro... uma fragrância... Ultimamente ando a alucinar odores... Levei a mão à cara enquanto conduzia e senti um perfume misturado com tabaco... Era um cheiro familiar... Quase capaz de me fazer criar, por fazer a minha mente viajar por entre cheiros, pessoas, momentos... Mas sem sentir não consigo criar...

No outro dia, sempre que entrava na sala enviava uma mensagem "como cheira a minha sala a ti se nem sabes onde moro e a minha roupa está para lavar?"... confirmei que não havia nada que pudesse transmitir esse cheiro... E nesses momentos a mente, novamente, viaja... Mas, apesar de haver um grafismo imediato, não transmite nada a partir do qual consiga criar...

Já nem este blog é preenchido ao ritmo de outrora... A criação morreu... Nada me inspira... Talvez, se me esforçar, consiga projectar a musa em alguém... Como há quase 4 anos quando criei uma personagem fictícia para quem escrevia... Mas como consigo eu, neste momento, criar uma personagem fictícia se me questiono a cada dia... se dou por mim a gostar de coisas que vão contra as minhas "linhas directoras"... se idealizo uma coisa e a seguir me contradigo (contra-actuo? contra-ajo?)... se digo que não mas faço como sim... se digo que quero agir de uma forma e dou por mim a fazer o oposto... Assim não consigo fazer uma projecção de uma musa...

(Disse-me há pouco uma pessoa que não bato bem... que me contradigo... portanto, se já se nota assim tanto, é mesmo grave...)

Nem um texto tão simples como este sai bem... As palavras não aparecem... não fluem...

Sinto-me num silêncio... numa pausa... Falta-me algo que me ajude a criar... Algo para além de alucinações de cheiros...

Simplesmente já não me identifico com nada... Saudades dos tempos em que as músicas saiam a um ritmo doido... Em que os trocadilhos musicais, gramaticais e linguísticos fluíam sem esforço...

Ultimamente, só tenho um momento criativo e é a dormir... chama-se sonhar...



(Fiz uma leitura diagonal e estive para apagar... nada do que escrevi parece fazer sentido e há muitas ideias ambíguas e frases que podem suscitar interpretações erradas... mas não apetece alterar, adicionar, explicar, dissecar... e fica porque estive quase uma hora para escrever isto tudo...)

1 comentário:

Filha de SafO disse...

Muitas das palavras e sentimentos descritos fazem todo o sentido... gostei imenso do texto :)