quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Cozinhar para "alguém"...















Bem... este tema tem estado na minha mente há algum tempo e vai de encontro a uma teoria que tenho quanto a comida.

Eu defendo que se consegue ver o estado de espírito de alguém pela forma como essa pessoa cozinha. Por exemplo, uma febra feita sem qualquer interesse não sabe tão bem como a mesma febra feita com dedicação e carinho... dei o exemplo da febra porque é algo extremamente fácil de fazer e simples...

No entanto, surgiu-me uma comparação...

Há todo o preparar de uma refeição... e note-se que estou a falar de cozinhar para "alguém"... há o "saber se há tudo"... o preparar... há um certo carinho e entrega na confecção do prato... há um cheirar... há um provar... é preciso mais disto ou daquilo... há o cheiro que vai ficando no ar... entretanto está pronto e passa-se à fase seguinte... há o servir... há o saborear em conjunto... há a partilha... há a desgustação... há um sorriso... há a preocupação "estará bom?"... há o repetir... há novamente a satisfação de saborear o que é apresentado com o carinho da forma como foi feito... há o momento em que se sente que já se está satisfeito e se pousam os talheres...

Cordialidades pós:
"Estás satisfeit@?"
"Queres mais?"
"Estava bom?"
"Espero que tenhas gostado."

Possíveis respostas:
"Estou bem assim! Estava muito bom." - ou a sério ou "Onde é que vou a esta hora que esteja aberto?"
"Agora não. Mais daqui a pouco, se apetecer, eu sirvo-me." - ou a sério, ou "OK. Vou aguentar-me com fome para não parecer mal."
"Por acaso gosto mais do da minha mãe, mas é uma questão de hábito..." - ou a sério ou a mãe cozinha mesmo bem... ou desculpa esfarrapada para ficar por ali...
"Estava mesmo como gosto. Parabéns! Gostei mesmo." - ou a sério ou já a pensar numa próxima vez...

A cozinha é tão parecida com sexo...

(menos a parte do "por acaso gosto mais do da minha mãe"...)

2 comentários:

Isabel disse...

Já no outro dia, estava para te dizer isto. Tens de ler o "Como Água para Chocolate", Laura Esquivel. Se tens essa noção que descreveste, vais delirar com o livro! ;) conselho de madrinha!

Blue Angel disse...

Vim ver o teu blog, por te identificares como "angel" como eu! Como gostei muito do que li, resolvi comentar este texto em particular!
Eu adoro Laura Esquivel e também te aconselho a leres este livro. Vais identificar-te com ele. Eu adoro cozinhar para as pessoas que gosto! Adoro receber amigos em minha casa e cozinhar. Mas também é bom demais preparar um jantar a dois para o meu namorado. Nunca tinha pensado nos pontos em comum entre sexo e cozinha, mas é um facto que eles existem!

Parabéns por este teu texto!